sexta-feira, 24 de julho de 2009

PLANOS, SONHOS, TRABALHO...!

Gostaria de começar esse bate-papo com uma música: 

http://www.youtube.com/watch?v=YTfrx9VLkOw&feature=PlayList&p=D129AC9F6E8CC632&index=2


Enquanto seres humanos temos a necessidade de realizar, e assim, bem suceder naquilo que realizamos. Algumas vezes o fracasso em dadas realizações nos tiram a motivação para o prosseguir na jornada natural da vida. É exatamente nesse ponto que percebemos que sem um tutor, mentor, alguém que sabe mais do que nós e que, de fato, controla o universo e todas as coisas que lhe pertencem, não podemos garantir sucesso!

A palavra de Deus em Provérbios nos ensina esse segredo de sucesso e de ser bem sucedido em tudo o que planejamos. Diz assim: "Confia no Senhor as tuas obras, e teus pensamentos serão estabelecidos" PV. 16:3.

Não importa o que fazemos, nós podemos confiar em Deus. Quando entregamos a Ele nosso trabalho, ou seja, obras, e fazemos de todo o coração, colocamos a responsabilidade de bem-suceder os planos nas mãos de Deus. Ele, por ter mãos fortes, poderosas, diligentes etc, faz com que, a medida que nossos planos são fundamentados em Sua vontade e obra, sejam honrados com sucesso! Dessa forma, deixamos de desperdiçar tempo em nossos próprios trabalhos, compromissos, ministérios etc, tentando fazer aquilo que achamos ser correto. Deus coloca as coisas e oportunidades no lugar exato, no momento certo, com as pessoas necessárias, pois Ele TUDO controla! Mesmo que tentemos, não conseguiremos realizar tudo de forma perfeita, pois há variáveis totalmente independentes de nós mesmos, mas dependentes do Criador. Se entregamos a Ele nosso trabalho, talento, planos, sonhos etc, passamos a viver a partir de uma perspectiva divina, real, perfeita, e bem sucedida.
Por que insistir em não entregar TUDO a Ele?

terça-feira, 7 de julho de 2009

Sabedoria

"Confie no Senhor de todo o seu coracao e nao se apoie em seu proprio entendimento; reconheca o Senhor em todos os seus caminhos e ele endireitara as suas veredas" Proverbios 3:5-6
O sabio Salomao, escritor da maioria dos capitulos do livro de Proverbios, parece nos abencoar com uma pitada de sabedoria, diariamente. Impressionante como a palavra de Deus se renova a cada manha. Por vezes li o capitulo 03 de Proverbios sem me atentar, especificamente, a esses versos... Quanta sabedoria!
Confiar no Senhor torna-se muito mais facil quando entregamos todo o nosso caminho, nossas veredas, nossa vontade, nossos sonhos e desejos. A entrega, apesar de envolver desprendimento e fe, nos torna capazes de reconhecer total dependencia em relacao ao nosso Deus. Quantas vezes nao nos achamos suficientemente capazes de resolver nossos afazeres, problemas e desafios? Creio que todo o ser humano nasce com uma valvula controladora, que o faz acreditar ser capaz de deter todos os destinos, manipular as situacoes e controlar, ate mesmo, a natureza! Incrivel, como muitas vezes agimos, ignorando a existencia do Criador, Deus, controlador do Universo....
Entretanto, quando entregamos essa valvula de controle ao Senhor, dizendo que somos totalmente dependentes dELe para tomas as mais simples decisoes (desde ir ao mercado, ate dirigir ate o trabalho), Ele pode fazer o papel de Deus, e assim, controlar toda a nossa vida! Pessoalmente, creio que e muito melhor te-Lo controlando minha vida, ja que Ele e dono de toda a ciencia e sabedoria, o que faz dos meus caminhos menos complicados e mais abencoados!
Talvez seja dificil para nos entregar a Deus todos os nossos caminhos, mas podemos comecar a faze-lo pelas tarefas e atitudes mais simples. Que tal comecar hoje a adquirir um pouco mais de sabedoria?
obs. Teclado nao configurado com o uso de acentos!

segunda-feira, 6 de julho de 2009

AMOR em 4 dimensoes

"Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coracao, de toda sua alma, de todo o seu entendimento, e de todas as suas forcas". Marcos 12:30
Diariamente, pergunto a Deus a razao de minha existencia e o proposito do meu dia. Por vezes sou surpreendido pelo grande amor que Deus responde essas minhas questoes. Hoje de manha, foi um desses dias...
A palavra de Deus, em Marcos 12:30, trata exatamente a razao da minha existencia e o proposito dos meus dias. Talvez, depois de hoje nao precise, nunca mais, me preocupar em perguntar, POR QUE Deus?
O Reino de Deus esta proximo daqueles que, consciente e intensamente, AMAM ao Senhor de todo o coracao, alma, entrendimento e forcas. A partir de tal premissa, surgem algumas abstracoes... Amar a Deus de todo coracao envolve vida. A "bomba da vida" no corpo humano e o coracao, posto que sem ele, nao ha circulacao, absorcao de vitaminas e ingredientes necessarios a vida, relacionados, inclusive a sua defesa. Amar com todo o coracao envolve intensidade, energia, gosto!
A segunda dimensao do amor a Deus esta intimamente ligada a alma, ou seja, a sede das emocoes. Quando amamos ao Senhor, nao nos importamos com as reacoes emocionais que envolvem tal situacao. Choramos, rimos, gritamos, calamos, enfim, nos envolvemos total e completamente com aquele que nos dotou de emocoes, e nos conhece, inteiramente, com tanta perfeicao!
A terceira dimensao envolve esforco. Nao sao todos que conseguem amar com a terceira dimensao, e apesar de ser mandamento, muitos insistem em deixar de lado, e pensam nao terem que ter razao quando envolvem algo, tao explorado pela emocao, como o amor! A razao do amor esta em descobrir e conhecer todos os aspectos da pessoa amada, de forma que, com o entendimento, e possivel agradar outrem fazendo o que lhe traz gozo e evitar os infortunios propositais. Amar na terceira dimensao envolve vontade, disciplina e dispensa todo e qualquer egoismo. E trabalhar para ver o outro feliz, nao procurar felicidade pra si!
Gosto muito da quarta dimensao, e vejo que essa cresce quanto mais decrescem as forcas fisicas. E muito mais bonito e exemplar observar um casal de idosos se amando, de verdade, do que um casal de jovens. Talvez pela logica da forca, pensariamos que os jovens estao muito mais aptos a exercer amor nessa dimensao. A verdade, porem, e que quanto mais escassas e raras sao as forcas, mas valorizadas. E se, utilizadas, intensa e totalmente, geram mais vinculos de respeito e cumplicidade. Nosso amor para com Deus deve ser intenso. Se faz 5 dias ou 20 anos que nos relacionamos com Ele devemos exercer grandes intensidades de forca e amor, alias, seria muito mais apreciado por ele, depois de 20 anos ser intensamente amado!
O melhor de saber das quatro dimensoes do amor, e notar que tal mandamento envolve nosso Deus, que e amor, e retribui tal amor com mais amor. Tal relacionamento nos faz, automaticamente, quando praticado, cumpridores de um outro mandamento: amar ao proximo como amamos a nos mesmos!
Que nossos dias sejam fartos de propositos e razoes da demonstracao do amor de Deus, para com Ele e para com os outros.
obs. O computador usado esta desconfigirado para o uso de acentos.

domingo, 14 de junho de 2009

NOBRE


Gálatas 5:19-23
Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia,

Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.

Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.

Contra estas coisas não há lei.

Já se tornou clichê afirmar que os nobres discutem idéias, os medianos, fatos, e os mediocres: fofocas. Contudo, parece um pouco dificil à humanidade, viver uma vida conforme os parâmetros do respeito ao que Deus deu de mais precioso a todos: intimidade e respeito!
Tenho visto em todas as camadas sociais, nas mais diferentes realidades, que a palavra de Deus se afirma e reafirma como premissa absolutamente inconstestável e digna de confiança, por isso, creio valer uma breve abstração.
Como pode ser alguém nobre?
Talvez, se possuindo bens, pode se mostrar orgulhoso; se tendo educação formal, pode usá-la para seu bel prazer; se sabendo como se relacionar, pode se mostrar manipulador. Como alguém pode ser caracterizado nobre?
Acredito que nobre é quem sabe que está na Terra de passagem (como um estrangeiro), e que por isso deve cumprir o propósito de sua existência - que apesar de único, pessoal e intransfeível, deve fazer a diferença positiva na vida de outrem...
Quando leio a Bíblia, encontro algumas premissas nada praticadas pela humanidade atual, e de repente, está na não prática dessas, o desastre relacional, psíquico, mental e físico de muitos seres viventes - que mesmo desumanos, tentam se afirmar vivos!
A inveja, em destaque aos gálatas, muito tem a ver com o homicídio. Aquele que inveja é, segundo a bíblia, homicida - já que a inveja gera ódio e quem odeia é semelhante a um assassino. (I João 3:15). Será que não é a inveja o agente causador de tantas mortes? Não me refiro apenas à mortes físicas, mas de relacionamentos, e mais que isso, de ALMA. Stress, estafa, síndromes psíquicas, depressão etc, podem ser causadas, principalmente por feridas na alma, desequilíbrio nas emoções, rancor "enculacrado".
Permita-me contrapor tal episódio ao seu antídoto: o amor. O amor que só Deus tem, AGAPE, e que, quando em nós encontrado, é fruto de um relacionamento de respeito, comunhão e submissão àquele que tudo sabe, tudo vê e tudo pode = YAVEH. O amor é a cura para a alma, vigor para os ânimos, ressurreição ao sepúlcro, nobreza ao espírito...
O amor é quem faz nobre, capaz de enxergar própositos muito além do cotidiano alheio. O amor vem de Deus, é Deus e pode mover o coração de Deus.
Cabe a nós um apelo ao amor, prático, respeitados, íntimo, de DEUS!
Marcos 12:31: "Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que este."

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Jesus, o Mestre dos mestres!

Liderança, por definição, função de líder conforme dicionário Michaellis, trata a ocorrência de ações determinadas por uma pessoa que reflete direta ou indiretamente nas atitudes de outrem.

A liderança eficiente requer uma mistura de visão, comunicação interpessoal sensível e oportuna, e uma compreensão clara dos desafios a serem superados. Istopode ser alcançado através do encorajamento e cuidado para com os seguidores. Há sempre, em uma liderança dois atores fundamentais: líder e liderado, onde o primeiro delega, e o Segundo acata.

Grandes líderes têm se distinguido em todas as esferas da vida humana – política, religiosa, militar e industrial. Mas em nenhuma delas a liderança foi tão exaltada ou delineada, quanto na vida e obra de Jesus Cristo. Ele morreu antes de atingir os 40 anos de idade. Nunca viajou mais que 160 km de distância do local de Seu nascimento. Sua atividade pública durou menos de quatro anos. Ele deixou um punhado de seguidores e lhes disse que mudassem o mundo. E eles assim o fizeram. Após vinte séculos, o mundo ainda é transformado por aquilo que fizeram. Como Jesus conseguiu isso?

No livro, "Lições de Jesus Sobre Liderança", Bob Briner e Ray Pritchard apontam as seguintes características de liderança de Jesus:

 

Ter um plano. É impressionante quão poucas organizações e indivíduos têm metas para curto, médio e longo prazo. Jesus sabia para onde estava indo e nada iria impedi-Lo. "... Mesmo sofrendo, decide firmemente fazer a Sua vontade..." (Isaías 50:7). Sem um plano, não há um lugar para onde se possa ir, nem nada em que se possa colocar  energias. Sem um plano, a única coisa a fazer é reagir às circunstâncias. Um plano faz de nós um agente, ao invés de um reagente.

Estar preparado. Jesus Se preparou durante 30 anos. Nós não dispomos de tanto tempo. Mas para alcançar a eficiência máxima, precisamos nos comprometer com preparação. Raramente podemos nos sentir super-preparados; com freqüência nos sentimos pouco preparados e os resultados confirmaram isso. Jesus tinha um fundamento sólido para Suas ações. Muitas das histórias que Ele ensinou, falava sobre o estar preparado. Como, por exemplo, aquela sobre os servos que não desempenharam as tarefas que lhes foram atribuídas e, assim, não estavam preparados para encontrar-se com o Seu senhor, quando Este retornasse. Seja lançando os fundamentos para uma carreira, um produto ou uma conferência, saiba que não existe nada que substitua a preparação.

Escolher os companheiros. Um dos grandes erros que se comete nos negócios é selecionar um líder e lhe dar uma equipe que não foi escolhida por ele. Não importa o quão boa seja essa equipe, se ela não foi escolhida pelo líder e, por sua vez, também não o escolheu, o fracasso se torna uma forte probabilidade. Se uma empresa deseja que um gerente seja bem sucedido, deve dar-lhe as ferramentas corretas. E as ferramentas mais importantes para um administrador são as pessoas que trabalham para ele. Jesus escolheu Seus próprios discípulos. É verdade, um dos doze O traiu, mas bem que seria interessante se nós, atualmente, acertassemos na escolha de 11, entre cada 12 de nossos liderados/empregados! Para entender o plano de Jesus, deve-se notar  que até mesmo Judas, aquele que O traiu, fazia parte do Seu projeto global. Deve escolher uma equipe própria, com caracteristicas proprias, de forma  cuidadosa e decisiva, o que é um passo rumo ao sucesso.

Fazer o que for preciso para preencher um posto-chave. Mesmo depois de selecionar onze pessoas importantes, Jesus ainda tinha uma posição-chave para preencher. Jesus foi até o fim, para conseguir o homem que queria. Saulo de Tarso estava na estrada para Damasco, quando Jesus literalmente o derrubou no chão, cegando-o com uma luz vinda dos Céus. Ele Se apresentou e disse a Saulo – que se tornou o “grande” apóstolo Paulo – o que ele deveria fazer. Isto é que é um recrutamento realmente agressivo! E foi uma das mais bem sucedidas admissões de toda a história: Paulo se tornou um recrutador executivo, um levantador de fundos organizacional, implantador de novas filiais e, mais importante, um fiel e prolífico disseminador da mensagem da organização. Paulo foi a essência do "homem-chave".

 

Uma lição que podemos aprender disso é que quando tiver uma posição-chave a ser preenchida, e tiver identificado a pessoa certa, devemos ir até contratá-la. Não deixar que tabelas salariais, protocolos ou tradições nos detenham é um desafio. Não ficar se perguntando: "Qual é o mínimo que posso desembolsar para ter esta pessoa?" Ao contrário, perguntar a si mesmo: "Qual é o máximo que posso oferecer a esta pessoa, para lhe mostrar o quanto a quero e preciso dela?"

 

Outra lição: adaptar os métodos de recrutamento ao perfil da pessoa que deseja atrair. Um mero "Siga-Me", foi tudo quanto bastou a Pedro. Ele era um simples pescador. Já o orgulhoso, instruído e rico Paulo, precisou ser “nocauteado”. Usar o que for necessário, de forma honesta, para preencher a posição, com a melhor pessoa.

 

Finalmente: Não subestimar a competição, enquanto estiver em busca da melhor pessoa. Saulo era o principal “competidor” de Jesus. Quando a pessoa que  precisamos vem de um concorrente, v fortalecemos a sua própria organização e enfraquecemos a competição.

Com Jesus, aprendemos tudo, inclusive a melhor forma de recrutar, treinar e assim liderar com eficácia e excelência!

 

 

 

sexta-feira, 6 de março de 2009

Ativismo e ...? (Reflexão)

Quantos já não responderam ou pensaram em responder a alguém: " E eu com isso?" Por vezes essa parece ser a melhor fase para responder com descaso, desprezo, superioridade e sentimentos meramente humanos, a fatos consumados de alguém que não muito nos interessa, ou que, porventura, já muito nos interessou.
Quando ouço esse tipo de premissa fico a pensar se no nosso lugar estivesse um DEUS respondendo a alguém com essa frase: "E eu com isso?" Já imaginou o que seria de nós, se não fosse pela graça preciosa e misericórdia infinita que faz com que ELE, Deus, deixe tudo de lado em seu reino celestial para se dedicar a nós, pecadores, traidores, falhos, humanos, etc?
Imaginou como estaria nosso espírito se por intermédio do Espírito dEle não fossemos vivificados, pelo simples fato dEle não se importar conosco, ou estar ressentido, pelas inúmeras razões que Ele até mesmo possui para adotar esse estado?
Em Eclesiastes 3:17, a palavra de Deus diz: "Eu disse no meu coração: Deus julgará o justo e o ímpio; porque há um tempo para todo o propósito e para toda a obra."
O sábio Salomão, em sua 3å idade, escreve o livro de Eclesiastes com porções preciosas acerca da vida. Acredito que ler Eclesiastes para JOVENS seja uma tarefa necessária, apesar de não atraente, visto que lá estão contidas as realidades mais duras da vida. Portanto, meditando nesse breve versículo percebemos que além da soberania incontestável de Deus e seu poder de julgar aos homens e todos os seres viventes, Salomão fala sobre o tempo, e relaciona esse tempo com as obras.... Aqui paira o argumento. Por que falaria ele sobre tempo para toda a obra?
Desde quando nos levantamos até quando vamos dormir, nossa vida é permeada de tarefas e realizações que podem ser chamadas OBRAS. Essas obras podem nos trazer resultados bons, satisfatórios ou ruins, dependendo de muitas variáveis, a começar pela escolha da obra realizada. Contudo, o foco dessa reflexão não paira nas variáveis relacionadas às obras, mas sim ao tempo que temos dedicado a elas.
Creio ser muito comum a todos, na modernidade, a compreensão da palavra ATIVISMO. Não só a compreensão como a participação nessa "nova onda de viver a vida", ou melhor, nas muitas atividades realizadas ao mesmo tempo, para o mesmo dia, a fim de cumprir metas e alcançar objetivos. Entretanto, o ativismo tem nos mostrado que seus resultados não são tão bons.... A depressão, o famoso stress, a síndrome do pânico e todas as outras patologias relacionadas a ALMA são sintomas de uma vida cujo estilo adotado é o ATIVISMO.
Por isso vamos refletir: não seria mais inteligente separar, diariamente, um tempo para as obras ETERNAS, porém invisíveis? Ou talvez, praticar a reflexão acompanhada da renovação quando feita pelo Espírito daquele que nos criou ao invés de sofrer desses males?

O ativismo pode nos fazer pensar: "E eu com isso", tornando-nos indiferentes à presença daquele que, apesar de TER milhões de razões para nos desprezar, escolhe AMAR e OLHAR para cada um de seus filhos e dizer: EIS ME AQUI, estou te esperando, FALE COMIGO, eu quero te ABENÇOAR, alinhar suas OBRAS às minhas obras, tornar seu coração mais FRUTÍFERO, deixar sua mente EQUILIBRADA, e realizar desígnios que SOZINHO você não pode conseguir....

Onde está Deus em seu tempo diário? Onde está Deus em seu estilo de vida? Será que há Deus no ATIVISMO da vida? E se Ele dissesse, "e ...."?

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Cruz, que cruz!

Lucas 9:23 - " Jesus dizia a todos: 'Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me"

Que preciosidade há nas mensagens ditas por Jesus. Engraçado notar que em apenas uma frase, Jesus tinha o poder de descrever a moral, conduta e decisão de um modelo de vida, dito - adotado por muitos, mas na realidade, escolhido a ser vivido por pouquíssimos.
De manhã enquanto cumpria uma rotina diária normal fui tendo minha atenção despertada à prioridade que é devida àqueles que anseiam por seguir a Jesus. Contrário a minha vontade do momento, decidi abster-me de um tempo para mim a fim de dedicá-lo ao meu Deus. Foi quando por Sua palavra fui ministrado acerca da importância de TER UMA CRUZ.
Humanamente falando, todos desejamos TER algo para administrar. Muitas vezes, o sentimento de posse atinge proporções tão maiores, que a essência da existência passa a ser o possuir. Entretanto, não acredito que seja assim com a CRUZ. Talvez se fosse modelada à ouro, ou tivesse brilhantes cravejados. Se fosse vendida em joalherias famosas, servindo de adorno a um "outlook" fino, desenhado por algum tipo de estilista famoso do SPFW, por exemplo, todos gostariam e valorizariam a CRUZ.
Ocorre-me, porém, que ao ler a palavra de Deus, sinto-me responsável por uma RUDE CRUZ, que serviu para suportar o corpo daquele enviado a um plano divino de salvação, e cujas vestes eram lavadas de sangue - pouco provável de serem lançadas como moda nas passarelas. Essa cruz, apontada ao céu como "afronta e dor", contudo, traz lições eternas, que se aprendidas pela humanidade, traz soluções para as diversas irregularidades da trajetória de vida. Tal cruz, que um dia foi de responsabilidade de Jesus, traz ensinamentos de paciência e amor, jamais vendidos em "shopping centers", tampouco ensinados pela mídia hollywodiana, onde até mesmo ela, tornou-se um espetáculo para humanos vestirem-se de troféus e reconhecimentos...
"Tomar diariamente essa cruz" não contempla o radicalismo de abandonar um estilo de vida, ao contrário, prediz adequar os estilos de vida a um EXEMPLO maior, perfeito e eterno...
Para tomar essa cruz, faz-se necessário, primeiramente reconhecer a condição humana como inferior à divina, e incompleta, ao mesmo tempo, sem ela! Para tomar essa cruz, precisa TER coragem!
Seguir a Jesus não pode parecer tão fácil como seguir as tendências econômicas mundiais, ou se adequar a um modelo social e político. Se assim fosse, não seria necessária a encarnação do divino - que retoma um papel de humilhação por amor - a fim de cumprir um ritual facilmente criticado por historiadores, mas dificilmente vivenciado por humanos...
Acompanhar a Jesus signficia, acima de tudo, esquecer-se de companhias e acompanhamentos próprios a fim de tornar o Salvador o CENTRO, que acima está de todas as nossas expectativas de vida, futuro, dificuldades e/ou facilidades. Nada se compara à Ele, por isso, nada pode ser tão simples como o desejo instigado pelo estímulo, por Ele dado, a seguí-lo...
Difícil entender? Que tal negar seu próprio dia, a fim de dedicá-lo em prol do REINO CELESTIAL? Muito difícil? Talvez não seja uma opção tão já escolhida: tomar a cruz e seguir a Jesus...

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Não sobre MIM, mas sobre Ele!

Em Colossenses 1:16, a palavra de Deus é enfática ao afirmar que em Deus foram criadas todas as coisas, nos céus e na terra - tanto as visíveis como as invisíveis , sejam tronos ou soberanias, poderes ou autoridades. Tudo isso foi Ele quem criou!
Ao meditar nesse versículo, sobreveio-me uma reflexão que pode sanar as dúvidas da existência humana que muitos carregam em suas mentes e corações...
Desde muito pequeno, pergunto-me a respeito da existência. Passei a infância querendo descobrir a adolescência, que por sua vez, foi por mim vivida na ansiedade de tornar-me um jovem, capaz e habilitado a tomar decisões adultas, mesmo não possuindo toda a maturidade necessária para tal...Desde a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) até a escolha pela Universidade e curso pretendidos, minha juventude tem sido a cada dia, um "aumentar gradativo, mas irretroativo" de responsabilidades! Entretanto, paira ainda a sugestão pela qual define a existência de minha vida, assim como a existência dos bilhões de habitantes da Terra.
Pensando acerca de Colossenses, penso que deve haver um propósito para tal existência. Contudo, esse propósito deve ser muito maior e abrangente que a busca e conquista de sonhos, construção de família, aquisição de bens e equilíbrio mental e espiritual. O propósito define a satisfação pela qual alguém deseja continuar acordando para exercer atividades e dormindo para recompor energias, a fim de acordar novamente para exercer atividades, por vezes, repetidas e cansativas, mas não com sua mente nas próprias....
Descobrir o propósito de Deus para a VIDA, ou seja, para a existência consiste, basica e primeiramente, em desenvolver um relacionamento com o Criador, aquele pelo qual criou-se coisas, e para qual essas possuem sentido.  
Infelizmente, não tem sido essa a opção eleita pela humidade - ao contrário, a humanidade tem preferido viver ansiosa, em busca de conquistas dotadas de habilidade em "frustra-se", de caráter efêmero e tantas vezes passageiro.
Viver (de VIDA), consiste em algo além dessa mediocridade, pois contempla enxergar além das conquistas. Já se imaginou entendendo os porquês pelos quais o Criador dos céus e da Terra, decidiu inventa, criar, gerar, por exemplo, a natureza, o homem, os desejos, as conquistas, os sentimentos etc?
Creio piamente que isso só se torna possível quando há um RELACIONAMENTO com o Criador - Deus! Quando esse relacionamento acontece, deixa-se de lado a "correria pelas x, y, z atividades de um dia" &  cria-se a necessidade de empenhar-se em lançar fora toda a ansiedade, correndo assim  para os braços daquele que TUDO possui, mas que espera apenas CONFIANÇA daqueles que Ele criou...

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Justiça vs Impiedade

Há algum tempo tenho estudado o livro mais vendido, interpretado, famoso e polêmico do mundo: a Bíblia! Embora haja várias opiniões acerca desse compêndio, para alguns histórico, filosófico e até mesmo literário, comungo do viez que acredita, lê, estuda e pratica os ensinamentos nele inscritos.
Pela manhã, enquanto degustava da presença gloriosa do Espírito Santo em minha oração matinal, fui ministrado a respeito da justiça de Deus e da impiedade do homem.
Por que estaria Deus se importando com praticar justiça em um mundo de homens tão impiedosos? O que seria a justiça de Deus? Para quais fins tal justiça se realizaria em uma esfera tão realisticamente montada por seres humanos redundantemente impiedosos?
Provérbios, um dos livros escritos majoritariamente (segundo recordes históricos) pelo rei Salomão, filho de Davi, da genealogia de Jesus, contempla ensinamentos preciosos ao que tange alcançar, viver e praticar SABEDORIA, por definição: conhecimento profundo das coisas*, de modo a tornar a vida um desafio mais vivo, consciente e equilibrado. Tais ensinamentos remetem no capítulo 19, versículo 3 (A estultícia do homem perverterá o seu caminho, e o seu coração se irará contra o SENHOR - vs 3) o princípio da impiedade humana, fundamentada essencialmente na estultícia, ou seja, na estupidez do homem. Mas o que seria estupidez do homem? Penso em estupidez como algo insensato, que se opõe à sabedoria e ao que tem qualidade de sábio. Conseguinte, creio que o dono de toda a sabedoria vive e reina com onisciência, chama-se DEUS, e clama-se como a única opção para o fim da natureza do homem, por vezes - secularmente (p. Hobbes) definida como má, perversa, egoísta e desumana. O princípio da virtude dá-se com sabedoria, por sua vez alcançável em Deus (pela fé **).
Fácil entender, a partir desse raciocínio, que sábio antagoniza estúpido, adjetivo que gera impiedade. A partir de então, nota-se que a natureza humana quando submetida à sabedoria divina, deixa de ser impiedosa e estúpida, passa a exercer qualidades humanamente artificiais e torna a justiça de Deus uma qualidade do equilíbrio necessário à VIDA!
Justiça de Deus, exercida é na ausência dos sentimentos piegas de uma humanidade impiedosa, para com a estultícia daqueles que não conseguem viver na irracionalidade humana, ou melhor, na sabedoria divina. Talvez seja necessário, que a cada manhã, a justiça de Deus se estabeleça primeiramente na fidelidade ao cumprimento pessoal de ensinamentos reportados em Sua palavra, para que por fim o MUNDO conheça que ser JUSTO para Deus compreende muito além dos sentimentos e desejos de retribuição do mal sofrido por outrem. Justiça é direito, direito é equidade, sendo ambos para todos os seres viventes. Basta saber de qual lado da justiça a humanidade prefere estar: se dos desejos reais, estúpidos e naturais do homem ou se da irracionalidade humana superabundada com sabedoria divina, que amortiza a natureza impiedosa dos seres viventes, ditos racionais.
Desejei por alguns instantes dessa manhã nunca ter nascido com essa natureza, porém alegrei-me em perceber e ser convencido pelo Espírito de Deus que minha natureza não é mais forte que a natureza de Deus, e que meu único dever é de subordinar meu ego e minhas vontades à vontade perfeita, soberana, justa, igual, discipuladora e divina do Todo Poderoso, que vive e reina por séculos sem fim, que é o mesmo desde ontem , hoje e será para sempre - DEUS! Porque desejar a justiça é divino, mas cultivar impiedade mostra-se meramente humano...

Pr. JF