domingo, 14 de junho de 2009

NOBRE


Gálatas 5:19-23
Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia,

Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.

Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.

Contra estas coisas não há lei.

Já se tornou clichê afirmar que os nobres discutem idéias, os medianos, fatos, e os mediocres: fofocas. Contudo, parece um pouco dificil à humanidade, viver uma vida conforme os parâmetros do respeito ao que Deus deu de mais precioso a todos: intimidade e respeito!
Tenho visto em todas as camadas sociais, nas mais diferentes realidades, que a palavra de Deus se afirma e reafirma como premissa absolutamente inconstestável e digna de confiança, por isso, creio valer uma breve abstração.
Como pode ser alguém nobre?
Talvez, se possuindo bens, pode se mostrar orgulhoso; se tendo educação formal, pode usá-la para seu bel prazer; se sabendo como se relacionar, pode se mostrar manipulador. Como alguém pode ser caracterizado nobre?
Acredito que nobre é quem sabe que está na Terra de passagem (como um estrangeiro), e que por isso deve cumprir o propósito de sua existência - que apesar de único, pessoal e intransfeível, deve fazer a diferença positiva na vida de outrem...
Quando leio a Bíblia, encontro algumas premissas nada praticadas pela humanidade atual, e de repente, está na não prática dessas, o desastre relacional, psíquico, mental e físico de muitos seres viventes - que mesmo desumanos, tentam se afirmar vivos!
A inveja, em destaque aos gálatas, muito tem a ver com o homicídio. Aquele que inveja é, segundo a bíblia, homicida - já que a inveja gera ódio e quem odeia é semelhante a um assassino. (I João 3:15). Será que não é a inveja o agente causador de tantas mortes? Não me refiro apenas à mortes físicas, mas de relacionamentos, e mais que isso, de ALMA. Stress, estafa, síndromes psíquicas, depressão etc, podem ser causadas, principalmente por feridas na alma, desequilíbrio nas emoções, rancor "enculacrado".
Permita-me contrapor tal episódio ao seu antídoto: o amor. O amor que só Deus tem, AGAPE, e que, quando em nós encontrado, é fruto de um relacionamento de respeito, comunhão e submissão àquele que tudo sabe, tudo vê e tudo pode = YAVEH. O amor é a cura para a alma, vigor para os ânimos, ressurreição ao sepúlcro, nobreza ao espírito...
O amor é quem faz nobre, capaz de enxergar própositos muito além do cotidiano alheio. O amor vem de Deus, é Deus e pode mover o coração de Deus.
Cabe a nós um apelo ao amor, prático, respeitados, íntimo, de DEUS!
Marcos 12:31: "Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que este."

Nenhum comentário: